Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Senador Cyro Miranda e o Acordo Ortográfico


Em reunião no Palácio do Planalto com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o senador Cyro Miranda (PSDB/GO) pediu que o Governo Federal adie para 2019 o prazo da entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No encontro, o senador pediu apoio para aprovação do Projeto de Decreto Legislativo que tenta solucionar dúvidas levantadas por gramáticos e por outros países que ratificaram o Acordo. Segundo o senador:"temos um acordo ultrapassado, do século passado, feito na base do decoreba. Queremos que a nova ortografia leve o aluo ao raciocínio, não a decorar regras e exceções".

No Brasil, a previsão para a Nova Ortografia entrar em vigor é janeiro de 2013. Duasa audiências públicas realizadas no Senado com professores e estudiosos da língua mostraram que as divergências existentes entre os textos do Acordo asinado em 1990 e o Vocabulário Ortográfico prejudicam a padronização pretendida. Durante os debates os professores afirmaram haver inadequação do Acordo aos padrões didáticos atuais, desvalorizado o raciocínio e o entendimento do aluno. Enquanto Portugal prorrogou para 2015 o prazo de vigência da Nova Ortografia, países como Angola e Moçambique optaram por não implementar o Acordo, alegando que a existência de regras confusas, listas de exceções, incoerências e contradições fortalecem  argumento de que "nem mesmo os professores de português aprendem tais regras". Em Cabo Verde o período de transição é maior e somente em 2019 a Nova Ortografia começará a valer.

"O que o Brasil quer é o mesmo prazo, 2019. Até lá, teremos mais tempo para ouvir os professores, que ó foram ouvidos recentemente, nas audiências públicas do Senado. Temos de simplificar a ortografia", afirma Cyro.

Ao final da reunião, Cyro Miranda  disse que Gleisi Hoffmman recebeu bem o pedido e prometeu o empenho do Governo na questão. "A ministra acha que até mesmo o prazo de Portugal, de 2015 e pouco. Em menos de 5 anos não se faz uma mudança dessa".

Fonte: http://www.lidpsdbsenado.com.br/2012/11/cyro-quer-adiar-entrada-em-vigor-do-novo-acordo-ortografico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares